top of page

Blog do Emerson Emídio: O que se espera na conduta de veículos de comunicação em tempos de Eleição

Foto: Reprodução (Site PB)

Em ano marcado com eleições e, principalmente para os cargos de vereador e prefeito, onde o engajamento nos senadinhos, bastidores e nas redes sociais é bem mais próximo, o papel dos comunicadores, radialistas e jornalistas deve ser cauteloso e, acima de tudo, pautado pela ética e profissionalismo. 


Informação, seja ela noticiosa ou opinativa, deve primar pelo princípio do direito ao contraditório. Essa normativa está embasada nas leis que regem o país. A democracia, ou seja, o princípio da equidade e proporcionalidade, na área da comunicação, por obrigação, precisa ser estritamente levada ao pé da letra. 


Informação, sem contraponto, no meu ponto de vista, é um exímio exemplo de desserviço. Jornalista ou comunicador, ao noticiar um fato, explanar um comentário, precisa compreender a dimensão da imagem, voz e do algoritmo que o cerca. 


Em hipótese alguma, de acordo com o Código de Ética dos Jornalistas, um bom profissional, deve cometer injustiça, excesso ou, de maneira intencional, venha atingir ou tentar ferir a honra e integridade de quem for. 


Na prática, em vários casos, a gente tem o conhecimento de que não é assim. Entretanto, e deixando de lado qualquer tipo de vaidade ou sentimento de ser  melhor por conta de um diploma, tenho o dever, dentro das normativas, de fazer uma profunda reflexão sobre os meus atos e dos colegas da profissão. 


Sem contar com a insistência de uma polarização, a nível nacional, tentada, de maneira forçada, ser empurrada de goela abaixo por apoiadores extremistas, para a eleição municipal, à imprensa, por sua vez, não deve deixar dúvidas ou sombras na imagem, voz e nas telas digitais às quais lhe são responsáveis. 


Todos, dentro das leis, devem ter voz e os veículos precisam, de maneira organizada, pautar essa proporcionalidade em suas programações ou publicações. Uma editoria que prima por fazer um jornalismo responsável, que ouve os variados lados de uma informação e proporciona ao telespectador, ouvinte e internauta, a oportunidade de, ao final desse ciclo, ter sua conclusão própria, merece todo o respeito e audiência. 


Comunicação de qualidade é a que oportuniza um debate igualitário e que contribua com o interesse público! Forte abraço! 


Comments


bottom of page