Câmara de Delmiro Gouveia concede Título de Cidadão para empresário Carlos Lyra
- REDAÇÃO
- 17 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Por Emerson Emídio

A Câmara Municipal de Delmiro Gouveia (CMDG) aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17), a concessão do Título de Cidadão ao empresário Carlos Lyra (em memória). Ele foi um dos donos da antiga Fábrica da Pedra.
O projeto foi requerido pelo vereador Júnior Lisboa (PSB) e aprovado por unanimidade. Ainda de acordo com o edil, a entrega da honraria à família vai ser realizada em uma Sessão Itinerante, na data de 25 de março, na inauguração do Shopping da Vila, empreendimento do Grupo Carlos Lyra.
Homenageado
Filho de Salvador Pereira de Lyra e Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra. Seu irmão, João Lyra, foi senador por Alagoas entre 1989 e 1991. Membro de família que desde 1892 se dedica à agroindústria açucareira, cursou engenharia química de 1947 a 1951 em Indiana, nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil, ainda em 1951 assumiu o controle acionário da Algodoeira Lagense. Dando continuidade a suas atividades empresariais, em 1965 assumiu o controle acionário da usina Caeté. Anos mais tarde, em 1976, fundou a Agropecuária Varrela.
Em 1991, assumiu o controle da Produtos Químicos e Fertilizantes e, no ano seguinte, da Fábrica da Pedra, empresa do setor têxtil. Três anos depois, fundou a Rádio Pioneira de Delmiro Gouveia (AM e FM) e a Agro-Industrial Volta Grande, empresa açucareira localizada em Minas Gerais. Em 1995 fundou a holding do seu grupo empresarial, a Lagense S.A — Administração e Participação, sediada em Maceió.
Conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba (MG), tornou-se membro do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e vice-presidente da Associação dos Criadores de Alagoas.
Casou-se com Nancy Virgínia Karns Lyra, com quem teve dois filhos, Cicinha e Bob Lyra. Faleceu nas primeiras horas de 20 de agosto de 2017.





Comentários