top of page

Lula fala sobre programa para baratear passagens de avião


ree
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Por Mariana Costa do Metrópoles Durante a 8ª live semanal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (1º/8), que pediu ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino, que ele lance um programa que facilitará as viagens de pessoas carentes, idosos e trabalhadores.


“O que nós precisamos é discutir como baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar. Está muito caro. Às vezes, para ir daqui de Brasília até São Paulo, é mais caro que daqui para Miami. Não é possível! Precisamos também fazer a divulgação do Brasil lá fora, fazer propaganda das coisas bonitas e boas daqui”, sugeriu Lula.


Segundo o presidente, ele chegou a conversar com o novo ministro do Turismo sobre um lançamento de um programa de viagens. No lugar de Daniela Carneiro, exonerada, Celso Sabino foi nomeado no dia 14 de julho. O novo ministro toma posse nesta quinta-feira (3/8).

“Falei com o ministro [Celso Sabino] e ele vai apresentar um programa. Ele vai tomar posse oficialmente agora. O que eu quero é que a gente apresente um programa para facilitar a viagem de aposentados, trabalhadores e empregadas domésticas. Nós temos que baratear para as pessoas poderem viajar, porque é isso que dá uma dimensão de soberania e nação ao nosso povo”, pontuou.


Lula cita canal de TV

Na fala, o mandatário também de como o Brasil é retratado nos canais de televisão exibidos em outros países e sugeriu a criação de um canal brasileiro na mídia internacional, para que sejam retratadas “as coisas boas do país”.


Para Lula, as coisas ruins acontecem também no Brasil, mas é preciso mostrar que o país tem uma culinária “extraordinária”, democracia e infraestrutura. Lula brincou que, se pudesse, “ficaria no aeroporto distribuindo “um pedacinho de torresmo para cada viajante”. “É bom a gente comer, experimentar, pra saber como é a cultura do país. Somos muito diversos”, disse.

O mandatário reforçou que mantém diálogos com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, sobre a criação de uma televisão brasileira para ser exibida no exterior.


“Um país do tamanho do Brasil tem que ter TV internacional. Você viaja o mundo e não vê uma notícia do Brasil. Se você quiser ver notícia do Brasil, você tem que ver pela TVSur, que é da Venezuela. Por que a gente não tem um canal? Eu já tentei da outra vez, não deu certo, até tentei fazer convênio com Portugal, utilizar a TV portuguesa para ter sociedade nela, não andou. Mas acho que agora o companheiro Pimenta vai fazer um esforço especial. É para mostrar a cara do Brasil lá fora”, pontuou.



Comentários


bottom of page