top of page

Vacina da Pfizer é eficaz contra variante do coronavírus descoberta no Brasil

Estudo apontou ainda a eficácia da Oxford/AstaZeneca; antes disso, a CoronaVac também já havia sido apontada como eficaz


ree
Foto: Bruno Concha/Secom

A vacina da Pfizer/BioNTech pode ser eficaz contra a variante brasileira do novo coronavírus. O resultado foi divulgado em um estudo preliminar feito por pesquisadores brasileiros e da Universidade de Oxford. A pesquisa também apontou a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca. A cepa P.1 foi identificada pela primeira vez em Manaus.


Segundo o estudo, a variante foi menos resiste aos imunizantes, diferente do que ocorreu com a B.1351, identificada na África do Sul. Conforme os pesquisadores, a cepa sul africana gera mais preocupação, porque reduz a capacidade do sistema imune de se defender.


Apesar dos resultados, o estudo ainda não foi revisado, nem publicado em revista científica.

Antes desta pesquisa, já havia sido divulgado a eficácia das vacinas Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan) contra a variante brasileira. Conforme o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), uma pesquisa feita pelo Butantan em parceria com a USP mostrou que a CoronaVac é eficaz contra as três cepas que circulam no Brasil (B.1.1.28 e a B.1.351 que circulam na África do Sul e no Reino Unido, e a P.1.1.7, descoberta em Manaus).


Fonte: Bahia.ba

 
 
 

Comentários


bottom of page